quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Encenação : BÍBLIA: "PALAVRA DE DEUS'

gincana bíblica


Encenação : BÍBLIA: "PALAVRA DE DEUS' 
2 Tm  3,16

Personagens: ancião, menino, atores 1 e 2, uma mulher com um bebê (boneco)
Material cênico: Bíblia, boneco, banquinho para o ancião.
Figurino: túnica para Maria, roupas normais para os outros.
Musica: à escolha.

Durante a musica, o ancião entra pela platéia carregando a Bíblia. No palco surge um menino que ampara o ancião e o ajuda a sentar.

Ancião              (Sentando-se) Obrigado criança. Já estou muito velho e  me canso fácil .

Menino             Que livro é esse que o senhor carrega a todo lugar que vai?

Ancião               (virando as páginas) É um livro de sabedoria e amor.

Menino             (afastando-se um pouco) Deve ser um livro muito caro.

Ancião               Não! Não é caro! É um  livro de fé!

Menino              O que é fé?

Musica suave. Entram duas pessoas discutindo muito. o menino fica ao lado do ancião.

Ator 1               Seu mentiroso! você não vale nada!

Ator 2                Desculpe! Prometo não minto mas!

Ator 1               Você sempre diz isso.

Ator 2               Agora é verdade! Estou arrependido.

Ator 1              (Depois de pensar um pouco) Tudo bem, meu irmão. Está desculpado (abraçam-se e                          .                       saem).

Ancião             O "perdão", menino, está aqui! isso é um exemplo de fé.

Menino             O que mais. bom senhor?

Entra a mulher, caracterizada como Maria, carregando o bebê no colo.

Mulher              Vieste a mim como um presente. Serás conhecido por todas as nações. Meu filho tão                  .                         amado! A ti dedico toda a minha vida (sai olhando para o bebê).

Ancião              "Amor, esperança, dedicação". Também aqui encontramos (continua a folear o livro)

Menino              E quem escreveu tudo isso?!

Ancião              O "Povo de Deus", inspirado pelo poder do Espírito Santo.

Menino              Tudo dentro de um livro só? Quanta sabedoria!

Ancião              É verdade!  Agora vamos, me ajude a espalhar essa mensagem.

Menino             É pra já. Também quero escutar essas histórias. (saem).

Musica final sobre a Bíblia.


Retirado do Livro: Encenações Bíblicas na Catequese de Sandra Ávila - Paulinas.



Sem comentários:

Enviar um comentário